Ucrânia teme perder milhões de toneladas de grãos após colapso de barragem

Ucrânia teme perder milhões de toneladas de grãos após colapso de barragem

Nesta quinta-feira, o Ministério da Agricultura da Ucrânia alertou que o país corre o risco de perder uma quantidade significativa de grãos. Essa situação é decorrente das inundações causadas pelo colapso da represa de Kakhovka, localizada no sul do país.

Impacto na produção agrícola

Segundo o ministério, a falta de abastecimento de água tornará impossível o cultivo de vegetais. Os agricultores cultivarão grãos e sementes oleaginosas de forma extensiva, o que resultará em baixos rendimentos. A destruição da represa causou inundações em muitos hectares de terras agrícolas no sul da Ucrânia, colocando em risco a transformação de cerca de 500.000 hectares em áreas sem irrigação.

Consequências e desafios

A recuperação das terras inundadas exigirá uma avaliação abrangente das condições do solo e a aplicação de métodos especiais de restauração em grande parte dessas áreas. O ministério ressaltou que vegetais, melões, grãos e sementes oleaginosas são os principais produtos cultivados nas terras afetadas. A Ucrânia, conhecida como um dos principais produtores e exportadores mundiais de grãos e sementes oleaginosas, enfrenta uma situação crítica.

Impacto na exportação e transporte

Além das consequências para a produção agrícola, o colapso da represa também interrompeu a navegação em partes do rio Dnipro, privando Kiev de uma importante rota de exportação agrícola. As autoridades marítimas afirmam que a destruição da represa é objeto de disputa entre a Ucrânia e a Rússia, aumentando ainda mais as tensões.

Perdas significativas

Mykola Solsky, ministro da Agricultura, alertou que as perdas no setor agrícola podem ser muito maiores do que o inicialmente estimado, pois o desastre causou danos extensos à irrigação, os quais exigirão anos para reparação.

A Ucrânia enfrenta um desafio significativo para recuperar sua produção agrícola e assegurar a estabilidade do setor diante do colapso da represa de Kakhovka. As autoridades estão avaliando os danos, implementando medidas de restauração e buscando soluções para minimizar os impactos na economia agrícola do país.

FONTE INVESTING.COM

Investidor jv

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *