O Que É? Como Vai Funcionar?

O Que É? Como Vai Funcionar?

Diminui as chances de golpes, já que trava o valor de recorrência e cobrança na conta. É um dos motivos pelos quais vale a pena usar o recurso. Não vai existir o boleto e, sim, um cadastro direto com a empresa responsável, mitigando as cobranças falsas, diz Wellington Silva, gerente de produtos C&M Software.

Diferença para o débito automático e Pix agendado

Pix automático e Pix agendado são formas de facilitar pagamentos frequentes. A diferença é que no Pix automático é a empresa que pede a autorização para receber pagamentos automaticamente, enquanto no Pix agendado é o usuário quem decide quando e para quem enviar dinheiro de forma regular, seja para uma pessoa ou empresa, segundo Silva.

Pix agendado fica disponível no próximo ano. Também em outubro será possível agendar uma transferência para pagamento entre pessoas físicas, como mesada, doação, aluguel entre pessoas físicas e serviços recorrentes (terapia e diarista, por exemplo). Hoje, alguns bancos até oferecem a opção, mas se torna obrigatório em 2024.

No débito automático, o pagamento demora mais para cair. Mesmo após debitado, ele ainda tem o caminho de processar a transação e reconhecer o pagamento, demorando um ou dois dias úteis, diferentemente do Pix automático, em que o dinheiro chega na mesma hora na conta do recebedor.

Como usar o Pix automático

Regras foram ajustadas para tornar tudo mais organizado. Entre as gerais de funcionamento, o BC mencionou pontos como normas para o cancelamento da autorização, responsabilização em caso de erro, limite diário para as transações relacionadas ao produto e horários específicos.

FONTE UOL

Investidor jv

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *