Número de focos de gripe aviária no Brasil sobe para 31, todos em aves silvestres

Número de focos de gripe aviária no Brasil sobe para 31, todos em aves silvestres

O Brasil registrou um aumento no número de focos de gripe aviária do subtipo H5N1, passando de 30 para 31, de acordo com o Ministério da Agricultura. Os especialistas identificaram todos os casos em aves silvestres, não havendo registros de casos em aves de granja destinadas ao consumo humano. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que não há contaminação da doença por meio do consumo adequado de frango ou ovos.

Novo foco em São João da Barra (RJ)

As autoridades confirmaram um novo foco em São João da Barra (RJ), aumentando para quatro o número de casos nessa região. No Espírito Santo, com mais focos, proibição indefinida de acesso a oito ilhas em Setiba, Guarapari, como precaução. Com isso, o total de ilhas com restrição de visitantes devido à gripe aviária sobe para 13.

Distribuição dos focos no Brasil

O estado do Espírito Santo registrou 20 focos, enquanto o Rio de Janeiro contabiliza oito casos. São Paulo, Rio Grande do Sul e Bahia tiveram um foco cada. Os focos foram identificados em diferentes espécies de aves, como Trinta-réis, Gavião, Gaivota e Cisne-de-pescoço-preto.

Ameaça da H5N1

A H5N1 é um subtipo do vírus Influenza que afeta principalmente aves, sendo menos comum em mamíferos e seres humanos. Os cientistas classificam os vírus Influenza em Baixa Patogenicidade (LPAI) e Alta Patogenicidade (HPAI), sendo este último mais grave e resultando em alta mortalidade entre as aves. A doença tem uma origem antiga e as aves na Itália foram as primeiras a serem identificadas com ela em 1878, enquanto o subtipo H5N1 só foi isolado na China em 1996.

Com a continuação da vigilância e medidas de controle, as autoridades sanitárias esperam conter a propagação da gripe aviária e proteger tanto a população quanto a avicultura brasileira.

FONTE G1

Investidor jv

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *