IPVA, IPTU… como ter desconto nos boletos que chegam no início do ano?

IPVA, IPTU… como ter desconto nos boletos que chegam no início do ano?

Após as festas de fim de ano, boletos como IPTU e IPVA começam a chegar, surpreendendo muitos que não planejam adequadamente.

Drs Producoes/Getty Images

Para evitar descontrole financeiro, é fundamental planejar ao longo do ano para quitar despesas previsíveis, como impostos e material escolar.

IPTU, IPVA, e despesas com material escolar, seguros residenciais e de vida são alguns dos gastos mais conhecidos no início do ano.

Quem possui imóvel próprio ou alugado deve pagar o IPTU. O tributo pode ser pago à vista com desconto ou parcelado, variando de acordo com a prefeitura.

Donos de veículos precisam pagar o IPVA, que pode ser quitado à vista com desconto ou parcelado. O valor varia de 1% a 6% do preço do veículo.

A lista de material escolar geralmente chega em dezembro, e escolas particulares oferecem desconto para pagamento anual de matrícula e mensalidade.

Profissionais MEI começam a entregar a declaração de imposto de renda no primeiro mês do ano, sem pagar impostos extras além da mensalidade.

Manter uma reserva de emergência é fundamental para cobrir despesas como essas. Pode ser formada ao longo do ano ou com parte do 13º salário.

Fazer um orçamento anual detalhado, anotando receitas e despesas recorrentes, é essencial para planejar o uso do 13º salário e pagamentos à vista.

Aqueles sem reserva devem controlar as parcelas para não prejudicar os meses seguintes, considerando cortes temporários de despesas e gastos supérfluos.

A venda de itens em sites de desapego pode gerar renda extra. É uma alternativa para compensar despesas extras.

Nordwoord Themes/Unsplash

Recorrer a empréstimos só deve ser considerado em último caso. Antes de assinar contrato, é crucial comparar o Custo Efetivo Total (CET) para escolher a opção de menor custo.

MEIs devem ficar atentos aos possíveis reajustes nas contribuições para 2024, considerando que em 2023 eram de R$ 67,00 a R$ 72,00.

Para mais informações, acesse UOL Economia.

Drs Producoes/Getty Images

FONTE UOL

Investidor jv

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *