Empresa Desvia Dinheiro De Clientes

Empresa Desvia Dinheiro De Clientes

A atual calmaria no mercado das criptomoedas pode ser abalada, já que uma custodiante (a Prime Trust) está sendo acusada pela autoridade financeira do estado americano de Nevada de usar dinheiro dos clientes para encobrir um rombo financeiro.

O caso traz à tona, após várias situações semelhantes em 2022, os riscos de se confiar em empresas desqualificadas para gerir o patrimônio de bitcoin (BTC) e outros criptoativos.

Quer entender a história e aprender como evitar cair nesse tipo de fraude? Vem com a gente!

O que é a Prime Trust?

A Prime Trust é uma custodiante de criptoativos, ou seja, ela oferece o serviço de armazenamento de moedas digitais para outras empresas. Porém, no final de junho, começaram a circular rumores sobre possíveis problemas financeiros na companhia, segundo o portal Coindesk.

Há alguns dias, o estado de Nevada, por meio da sua Divisão Financeira de Instituições, ou FID, na sigla em inglês, ordenou a Prime Trust a suspender as atividades, tendo em vista que estava operando sob “déficit substancial”.

Na sequência, a FID solicitou a recuperação judicial da empresa. Isso significa que a FID tomou o controle da companhia, que será repassado para um terceiro para proteger o dinheiro dos credores, que são aqueles que têm créditos a receber da custodiante.

O rombo ocorreu, de acordo com a FID, porque a Prime Trust perdeu o acesso a diversas carteiras de criptoativos. Para encobrir o problema e fingir normalidade, ela supostamente utilizou o dinheiro dos clientes para continuar operando.

A manobra financeira da custodiante deve custar caro aos clientes, já que ela deve quase US$ 86 milhões, mas possui apenas US$ 2,9 milhões em dinheiro. A Prime Trust, por sua vez, suspendeu saques e depósitos e afirmou, em nota, que está trabalhando para reverter a situação.

Como evitar esse tipo de problema?

Casos como o da Prime Trust expõem os riscos de confiar o patrimônio a companhias que possuem pouca solidez no mercado financeiro.

Por conta dos problemas recentes, a custodiante americana está se juntando ao problemático time de empresas que se afundaram em dívidas e causaram prejuízos aos clientes, como Celsius, Genesis, BlockFi, FTX e Voyager Digital.

Assim, é importante que os investidores tomem algumas precauções na hora de colocar seu dinheiro em corretoras, custodiantes e outras empresas do setor cripto, como:

Verificar se a empresa é bem estabelecida no mercado.

Procurar informações sobre os controladores e a diretoria da companhia.

Conferir a opinião dos clientes nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui.

Evitar utilizar serviços de empresas que não possuem registro no Brasil.

Para usuários mais avançados, utilizar carteiras privadas e manter o controle sobre as próprias chaves.

Vale salientar que é impossível excluir totalmente os riscos de se utilizar os serviços de qualquer empresa, seja ela do mercado financeiro ou não. Porém, com algumas medidas simples, você consegue diminuir esses riscos e investir com segurança.

Para se aprofundar no universo dos criptoativos, acompanhe os artigos do PagBank no UOL Economia!

Aulão: como sair da poupança com segurança para ganhar mais dinheiro

A poupança é o investimento mais usado pela maioria dos brasileiros. Mas há outras opções que podem ser mais vantajosas e que rendem mais.

Para quem está começando a investir, UOL terá uma série de quatro aulas ao vivo sobre como diversificar sua carteira. A série começa no dia 1° de junho.

O tema será “Como sair da poupança com segurança para ganhar mais dinheiro”. Falaremos sobre as opções de investimento que existem, como avaliar o seu perfil para investir de acordo com sua tolerância ao risco, como diversificar sua carteira e como saber se os seus investimentos estão de acordo com os seus planos e sonhos.

Três aulas já estão no ar. O primeiro episódio e fala sobre quais são os principais investimentos existem, como funcionam e quais são seus riscos. Assista à aula completa aqui. Já o segundo episódio mostra como descobrir qual é o seu perfil de investidor para aplicar melhor seu dinheiro, veja aqui. Já a terceira aula fala sobre como montar uma carteira de investimentos e está disponível aqui.

Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40.

Assinantes do UOL podem reassistir às aulas quantas vezes quiserem. Ao final, os assinantes ainda vão ganhar um guia exclusivo sobre como investir além da poupança. Assine aqui e participe!

A última série do Papo com Especialista foi sobre como ter renda passiva pingando na sua conta com os investimentos. Para saber mais, acesse o especial “Guia de Investimentos para ter Renda Passiva”, exclusivo para assinantes.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. Há ainda conteúdos diários sobre diversos tipos de ativos.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

FONTE UOL

Investidor jv

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *