Dólar cai a R$ 5,017 antes de dados do PIB dos EUA; Bolsa também tem queda

Dólar cai a R$ 5,017 antes de dados do PIB dos EUA; Bolsa também tem queda

O que aconteceu

Expectativa pela divulgação de dados importantes nos EUA. Especialistas acreditam que a queda do dólar é um movimento de ajuste antes da publicação do PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos na quarta (25) e do índice de preços de despesas para consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês) na sexta (27). A depender dos dados, a moeda americana pode voltar a subir nos próximos dias.

Investidores também esperam pela reunião do BC americano na semana que vem. É consenso no mercado de que o Fed (Federal Reserve, o Banco Central dos EUA) vai decidir pela manutenção da taxa básica de juros. Paralelamente, porém, têm crescido os temores de que os juros voltem a subir em dezembro, deixando os custos dos empréstimos em patamares elevados por mais tempo.

Guerra ainda preocupa, e mercado teme invasão de Gaza por Israel. Soldados israelenses lutaram contra militantes do Hamas em terra, na Faixa de Gaza. Além disso, há sinais de que o conflito está se espalhando, com aeronaves de Israel atingindo o sul do Líbano durante a noite de domingo (22) e tropas lutando contra palestinos na Cisjordânia ocupada, segundo moradores.

Os dados [dos EUA] desta semana podem continuar dando suporte ao dólar. Esperamos que o crescimento trimestral do PIB fique acima de 4%. A diferença em relação às outras economias não poderia ser maior, e a questão é até que ponto essa diferença já está refletida nos altos níveis do dólar.
Eduardo Moutinho, da Ebury, à Reuters

(*Com Reuters)

FONTE UOL

Investidor jv

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *