Como Usá-los A Seu Favor

Como Usá-los A Seu Favor

Segundo ela, é comum que nas promoções, como nas da Black Friday, que as etiquetas tragam dois preços: o valor “cheio”, que agora está riscado, e valor “atual”, mais em conta. “O que essa etiqueta está promovendo na nossa percepção, no momento de tomar uma decisão? O erro da ancoragem, porque a gente ancora o preço do produto ao valor que está riscado na etiqueta. E comparando o preço atual com o preço que, teoricamente, era, a gente entende que é uma baita promoção. Mas nem sempre o preço era aquele valor. Mas você vai ancorar a sua decisão agora naquele valor que está riscado”, diz.

Como usar isso a seu favor: Se o valor do investimento necessário for muito alto para a sua realidade financeira atual, pense em um valor “âncora”, como um percentual de sua renda que é possível dentro do seu orçamento.

Quando você se planeja para a aposentadoria, por exemplo, é comum fazer simulações para entender qual o valor dos aportes mensais, para atender ao seu padrão de vida no futuro. Mas o valor necessário para investir por mês pode ficar alto demais e fora da sua realidade. Mas a dica é escolher um valor possível dentro da sua realidade. Isso pode ser uma alternativa para começar o movimento de guardar dinheiro para o futuro.

Comece a investir, mesmo que o valor não seja o ideal. “Podemos usar essas ancoragens em relação ao nosso padrão de vida atual, à nossa renda e, a partir daí, pensar no seu plano de aposentadoria, para começar com alguma coisa, mesmo que não seja o valor ideal”, diz ela.

Aqui, use essas ancoragens para fazer estimativas das suas necessidades financeiras no futuro. Busque uma referência dentro da sua realidade. É pensar assim: ‘É melhor começar com pouco, do que não começar’.
Keylla Santos

O que saber sobre heurística e vieses

Heurística: São atalhos mentais. São regras práticas que usamos para simplificar a tomada de decisão. “Em um processo de tomar decisões, principalmente em um cenário complexo ou em situações das quais não temos tanto conhecimento, a gente costuma pegar alguns atalhos, algumas opções no meio do caminho, para conseguir ter resultados rápidos, mas nem sempre de maneira eficiente”, afirma Keylla.

FONTE UOL

Investidor jv

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *