Como não fazer papel de bobo e virar alvo fácil de golpes financeiros

Como não fazer papel de bobo e virar alvo fácil de golpes financeiros

Existem golpes que consistem em prometer um ganho muito alto para um investimento. Esse tipo de oferta em geral dá à vítima a possibilidade de começar aplicando um valor baixo.

A vítima investe, inicialmente, uma quantia irrisória para testar – e recebe o dinheiro de volta. Muitas vezes, o golpista paga os rendimentos desse primeiro investimento, conforme o prometido, mas é aí que ele pega. A vítima, após testar o serviço e receber o dinheiro, passa a confiar no golpista e acaba aplicando um valor maior. O retorno desse último, no entanto, nunca aparece.

Algumas vezes, a pessoa passa a fazer aportes regulares durante meses, acreditando ser um serviço de investimentos idôneo. Em algum momento, no entanto, a vítima resolve resgatar o dinheiro e, nesse momento, para de receber respostas do golpista.

Para não cair nesse tipo de golpe, basta saber o seguinte: o maior retorno possível de um investimento sem risco é a taxa básica de juros, a Selic. A taxa Selic está hoje em 13,25% ao ano, o que dá cerca de 1% ao mês. Qualquer investimento que prometa um ganho acima desse percentual tem algum grau de risco. Um retorno de 2% ao mês tem um risco altíssimo.

Se você vir uma oportunidade de ganhar, digamos, 5% ao mês de forma garantida, só pode ser um golpe ou, no mínimo, uma propaganda enganosa.

Celular invadido

Recentemente, clientes de bancos digitais perceberam que havia sumido dinheiro da sua conta. Ao verificar o extrato, notaram que foram feitas transferências via Pix à sua revelia.

FONTE UOL

Investidor jv

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *