clima tem afetado os preços dos alimentos

clima tem afetado os preços dos alimentos

Não são apenas as contas de início de ano, como o IPTU e o IPVA, que pesam no bolso do brasileiro em janeiro e fevereiro. As chuvas, tradicionais neste período, também vêm contribuindo para deixar o preço dos alimentos mais caros. Principalmente de hortifrúti — hortaliças, legumes, verduras e frutas em geral.

Os preços dos alimentos e bebidas subiram 0,56% em dezembro, segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que é considerado o indicador da inflação oficial do Brasil. O índice de janeiro será divulgado na quinta-feira (8).

O que aconteceu

Os hortifrútis foram os vilões da cesta de alimentos. Destaque para o pepino, com alta de 35,32%, seguido pela batata-inglesa (19,09%), abobrinha (16,25%), repolho (11,88%) e tubérculos, raízes e legumes (8,09%). Entre as frutas, altas que se destacaram foram: laranja-baía (22,15%), maracujá (21,89%), limão (20,48%), tangerina (12,59%), abacate (9,54%), laranja-pera (9,49%) e banana-prata (8,24%).

FONTE UOL

Investidor jv

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *