Bolsa fecha último pregão com 134 mil pontos e acumula alta no ano

Bolsa fecha último pregão com 134 mil pontos e acumula alta no ano

O que aconteceu

Na variação anual, a moeda norte-americana teve queda de 8,10% diante do real. A divisa brasileira foi apoiada em 2023 em grande parte pelo alívio de temores fiscais domésticos e pelo diferencial de juros ainda relevante entre Brasil e Estados Unidos — temas que devem continuar norteando os negócios no ano que vem — bem como por uma forte safra agrícola no primeiro semestre.

Mercado notou melhora fiscal ao longo de 2023. Apesar da persistência de várias incertezas em relação às contas públicas, participantes do mercado apontaram melhoras, com esforço da equipe econômica para tentar aumentar a arrecadação e alcançar a meta de déficit primário zero em 2024, um dos fatores que explica a forte desvalorização do dólar no acumulado do ano.

Anúncios do governo federal. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta manhã que o governo enviará ao Congresso uma medida provisória estabelecendo a reoneração gradual da folha de pagamento dos 17 setores hoje isentos desse pagamento, mantendo uma desoneração parcial sobre valores equivalentes a um salário mínimo. As medidas fazem parte do esforço do governo para zerar o déficit fiscal em 2024.

Ministro também anuncia compensações tributárias. Haddad também comunicou que será fixada uma limitação anual das compensações tributárias para decisões judiciais determinando créditos acima de R$ 10 milhões. O governo também comunicou o fim gradual do Perse, programa de benefícios tributários criado durante a pandemia da covid-19 para proteger setores como o de eventos, hotéis e restaurantes.

Prévia da inflação subiu em dezembro, acima do esperado. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), prévia do indicador usado como referência para a meta de inflação, acelerou em dezembro, quando registrou alta de 0,40%, pressionado por um forte aumento das passagens aéreas, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O índice fechou 2023 com alta de 4,72% — resultado que está dentro da banda de tolerância da meta oficial de inflação.

FONTE UOL

Investidor jv

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *